Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

A importância da literacia energética

A importância da literacia energética

Numa altura em que tanto se fala sobre energia e a sua transição para fontes de produção mais verdes, importa trabalhar também com os consumidores no sentido de promover a sua literacia energética.

Saber mais sobre o setor e a temática da energia é o objetivo principal das diferentes ações levadas a cabo pela ADENE – Agência para a Energia. O Centro de Informação para a Energia (CINERGIA) dá a conhecer uma visão integrada do setor, contribuindo para o aumento da literacia energética. O público em geral poderá tomar contacto com factos relevantes do ciclo da energia, desde as suas fontes de produção ao transporte, distribuição, armazenamento, comercialização e consumo. O centro de informação compreende a utilização de meios tecnológicos interativos avançados, o que vem permitir a integração de demonstradores e simuladores, recorrendo às ferramentas informáticas e às mais modernas tecnologias, em termos de realidade virtual e realidade aumentada.

Por seu lado, também a ADENE – Agência para a Energia chamou a si a responsabilidade de contribuir para uma maior literacia energética entre os portugueses, tendo desenvolvido diversas ações no último ano, no âmbito da Rota de Energia 2021. As apresentações, que decorreram em várias cidades do país, disponibilizavam informação sobre a utilização racional dos recursos energéticos nos edifícios e na vida do dia a dia, e sobre os comportamentos para a sua utilização eficiente, combinada com o aumento do conforto.

A iniciativa pretendia ainda contribuir para aumentar a ação individual e coletiva, através das mudanças de comportamento e de estilo de vida, assim como divulgar a importância dos temas da descarbonização junto dos consumidores e das empresas, alertando-os para o problema.

Não menos importante foi a necessidade de aprofundar o conhecimento em matéria de mitigação das alterações climáticas, divulgar boas práticas e dinamizar comportamentos de baixo carbono na sociedade, promovendo a formação para o setor da eficiência energética e hídrica e combatendo a pobreza energética.

Quais os benefícios, a nível global, que a eficiência energética pode gerar?

  • Redução da fatura energética
  • Criação de emprego
  • Promoção I&D
  • Redução da dependência energética face ao exterior
  • Melhora o balanço energético
  • Redução das emissões de CO2
  • Conservação do meio ambiente

E para o cliente, quais são as principais contrapartidas da eficiência energética?

  • Reduz o efeito de subida de preços da energia
  • Melhora os resultados
  • Liberta liquidez para o “core” da empresa
  • Melhora a competitividade
  • Demonstra o compromisso da empresa a nível ambiental e climático
  • Permite melhorar as instalações
  • Melhora a visão da empresa a longo prazo

Main Sponsor

Galp

Sponsor

Toyota
Montepio Crédito