Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

Um simulador que ajuda a fazer contas

Um simulador que ajuda a fazer contas

A associação ambientalista Zero criou um simulador que ajuda a comparar os custos dos veículos elétricos e os automóveis com motor a combustão.

É sabido que se optar por um veículo elétrico convém ter em conta uma série de aspetos. Equacionar cenários. Fazer contas. A associação ambientalista Zero lançou recentemente um simulador que ajuda neste processo, permitindo comparar entre um qualquer veículo 100% elétrico disponível no mercado nacional e os veículos a gasolina e a gasóleo do mesmo segmento.

Uma ferramenta que, segundo Francisco Ferreira, dirigente da associação, tem como objetivo “contribuir para a mudança de paradigma da mobilidade em Portugal e acelerar a descarbonização do setor dos transportes”. Assegura ainda que “o preço já não é obstáculo e comprar um veículo elétrico neste momento já é compensador”, faltando apenas melhorar a rede de postos disponíveis, de forma a “banalizar o carregamento” para quem não tem garagem própria.

Funcionamento simples

O processo não poderia ser mais fácil. Basta escolher o tipo de utilizador (particular ou empresa), selecionar a marca e o modelo (estão disponíveis os modelos à venda no mercado português) e de seguida discriminar ou optar por uma série de itens: quilometragem que calcula fazer por ano; número de anos que pretende manter a viatura; usar dados de consumo oficiais ou reais (neste caso, recorrendo a uma base de dados internacional); se tem ou não incentivo estatal à compra de um elétrico; se vai carregar em casa ou na rua; com carregador normal ou rápido; sendo em casa, qual a potência e o tipo de tarifa.

Colocados estes dados, cabe ao simulador fazer o seu trabalho, apresentando a comparação entre o elétrico selecionado e modelos a gasóleo e a gasolina em tudo semelhantes. Os resultados são mostrados numa tabela (três, na verdade, uma para cada tipo de motorização) sendo discriminados os respetivos preços de aquisição, o incentivo do Estado, IUC e os custos de manutenção e combustível ao longo do período de vida do automóvel. Isto é, o período em que disse que o manteria em sua posse. Mostra ainda o total de emissões de CO2 e de NOx ao longo desse mesmo período. Um custo que não sai diretamente da carteira, mas do qual todos prestaremos contas a médio prazo.

A calculadora é gratuita e de acesso ilimitado, quer isto dizer que se pode fazer uma série de simulações tendo em conta diferentes veículos e mudando algumas das variantes da equação.

Main Sponsor

Electric Partners


Ecosystem Partners


Apoio Institucional