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O apoio individual para a compra de automóveis elétricos é agora de 4 mil euros. Também há apoio para a compra de carregadores em condomínios.
Quem quiser comprar um automóvel 100% elétrico durante o ano de 2022 poderá beneficiar de um incentivo do Estado de 4 mil euros — mil euros mais do que aconteceu em 2021. Um apoio que é apenas válido para veículos novos e que não inclui aquisições em segunda mão. Por veículo novo entenda-se qualquer veículo exclusivamente elétrico cuja primeira aquisição e matrícula tenham sido feitas em nome do candidato após 1 de janeiro de 2022.
É igualmente importante referir que existe um número-limite de veículos financiados — 1300 no caso dos veículos ligeiros de passageiros para uso particular. Em 2021, foram recebidas 1140 candidaturas. Destas, apenas 849 foram aceites. Uma das razões de recusa poderá estar relacionada com o preço, que não pode ultrapassar os 62.500 euros — incluindo o IVA e todas as despesas associadas. Especial atenção também à data de entrega da candidatura: os pedidos devem ser submetidos até ao dia 30 de novembro de 2022, através do formulário disponível no site do Fundo Ambiental.
Tal como em anos anteriores, cada candidato apenas pode pedir apoios para um veículo de cada categoria, se bem que o incentivo estatal também se estenda aos ligeiros de mercadorias. Neste caso, as empresas podem candidatar-se a dois apoios, de 6.000 euros por viatura. Refira-se que apenas estão disponíveis 150 incentivos, num total de 900 mil euros — em contraponto com os 5,2 milhões de euros reservados aos ligeiros de passageiros. Caso as candidaturas sejam aceites, o pagamento é efetuado por transferência bancária para a conta do beneficiário, identificada no processo de submissão do pedido, assim que estejam reunidas as condições para o exercício do direito ao incentivo — até ao dia 31 de dezembro de 2022.
Uma das novidades deste ano é o apoio para instalação de carregadores em condomínios: 270 incentivos e um total de 500 mil euros. O apoio é de 80% do valor de aquisição do carregador até ao máximo de 800 euros, correspondendo um carregador a um lugar de estacionamento — ao qual pode acrescer 80% do valor da instalação elétrica. Há, apesar de tudo, algumas condições que tornam a medida pouco consensual, nomeadamente o facto de o incentivo apenas ser concedido caso a ligação seja feita através da rede pública Mobi.E. A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) afirma que “a proposta poderia ser mais ambiciosa em vantagens económicas para os consumidores e que ninguém deveria ser obrigado a ligar-se à rede Mobi.E para beneficiar do apoio”. Fizeram as contas e garantem que carregar em casa em horas de vazio — período mais em conta para quem tem tarifa bi-horária — pode sair ainda mais barato do que carregar na rede pública.
Os incentivos não se ficam, contudo, pelos veículos de quatro rodas e respetivos componentes. Concedido pelo Fundo Ambiental desde 2017, o objetivo passa por dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, estendendo-se por isso aos ciclomotores e motociclos elétricos e até às bicicletas — sejam elas bicicletas elétricas ou uma simples bicicleta a pedal sem motor. Nestes casos, o incentivo é de 50% do valor de aquisição do veículo, até ao máximo de 500 euros.
A candidatura deve ser feita no site do Fundo Ambiental.
Em Jornal de Negócios, 28 Nov 2025
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