Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

Galp

Cartão Galp electric

Adira ao cartão e carregue o seu veículo nos locais públicos

Wallbox Galp electric

A Wallbox permite efetuar os carregamentos elétricos do seu veículo em sua casa

Área de Multimédia

Veja os vídeos que preparámos para explicar o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Tipos de Carregamento

Pontos de carregamento. Como funcionam?

Existem dois grandes tipos: pontos de carregamento normal (PCN) e pontos de carregamento rápido (PCR).

Uma vez que as baterias dos veículos elétricos estão preparadas para receber energia em corrente contínua (DC), é necessária a intervenção do inversor ou on board charger de um veículo elétrico, que permite transformar a energia de corrente alternada em corrente contínua, e que define a potência máxima do carregamento do carro nos pontos de carregamento normal.

Com exceção dos pontos de carregamento rápido, todos os equipamentos instalados, ou até mesmo as tomadas de casa, debitam energia em corrente alternada.

Qual é o carregador mais adequado para o meu carro?

Para otimizar a velocidade dos carregamentos elétricos, bem como o seu custo, deve sempre escolher o equipamento que melhor se adequa às caraterísticas do veículo.

  Ver Vídeo
Carregamento normal

Carregamento normal

Os pontos de carregamento normal, como os que podemos encontrar em parques de estacionamento ou na via pública, debitam energia em corrente alternada (AC) e em diferentes níveis de potência, entre os 3,7 kVA e os 22 kVA.

Conheça as soluções
Carregamento rápido

Carregamento rápido

Nos pontos de carregamento rápido, os carregamentos elétricos são efetuados com corrente contínua (DC), o que significa que são mais rápidos do que os carregamentos em AC já que o inversor não tem de atuar.

Pontos de carregamento
  Ver Vídeo
Comercialização

A quem está a pagar o carregamento?

O mercado de veículos elétricos em Portugal continua a crescer a um ritmo acelerado. Bem como a necessária rede de postos de carregamento.

Para entender o que realmente paga ao utilizar estes postos de carregamento, é importante esclarecer dois conceitos: Operador de Pontos de Carregamento (OPC) e Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME).

Em Portugal, ao contrário do resto da Europa, a mobilidade elétrica é gerida apenas por uma entidade, a MOBI.E. É esta entidade que assegura que independentemente do Operador de Pontos de Carregamento (OPC), qualquer pessoa o possa utilizar, sem que tenha um contrato com essa entidade. O cliente faz contrato com o CEME e fica com acesso imediato para utilizar toda a rede de mobilidade elétrica portuguesa.

Ao utilizar um posto de carregamento estará então a pagar valores referentes à atividade de duas entidades: OPC e CEME.

Aderir ao cartão

OPC

Operador de Pontos de Carregamento

O Operador de pontos de carregamento (OPC) é a entidade responsável por manter, gerir e reparar os pontos de carregamento da rede MOBI.E, não sendo responsável por comercializar a energia disponibilizada no ponto de carregamento.

De forma a remunerar a sua atividade, o OPC ao estabelecer a tarifa de um ponto de carregamento, pode fazê-lo recorrendo a diferentes unidades de medida: custo fixo inicial, euro/kWh e euro/minuto. Por ponto de carregamento, poderá ser utilizada uma destas unidades de medida ou uma combinação destas.

CEME

Comercializador de energia para a mobilidade elétrica

O Comercializador de energia para a mobilidade elétrica (CEME) é a entidade responsável por comercializar a energia disponibilizada no posto de carregamento. É esta entidade que fornece o cartão que lhe permite carregar o seu veículo elétrico em qualquer ponto de carregamento.

Na prática, e sendo o CEME a entidade que tem a relação com o cliente final, todo o despendido ao utilizar um ponto de carregamento é pago ao CEME. Esta entidade é depois responsável por passar o valor devido a cada OPC pela utilização dos respetivos pontos.

Wallbox

Opte pela potência certa

Em casa, os carregamentos elétricos podem ser feitos de forma cómoda, eficiente e segura através da Wallbox Galp Electric, que, de acordo com a respetiva potência, otimiza o tempo de carregamento das baterias.

A Wallbox Galp Electric permite efetuar os carregamentos elétricos do seu veículo na tranquilidade da sua casa, sem filas de espera e apenas em função das suas necessidades de mobilidade. Este equipamento garante a máxima segurança na utilização e é compatível com qualquer veículo elétrico.

Saiba mais
  • Wallbox doméstica
  • Wallbox Galp electric
Galp: primeiro Carregador ultra-rápido
Novidades

Galp inaugura o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido

A Galp inaugurou no dia 11 de Dezembro, o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos na rede pública, sendo assim pioneira em Portugal.

Situado no município de Oeiras, na Av. dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés, este novo ponto de carregamento da Galp transporta para um novo patamar a evolução dos carregamentos elétricos disponíveis no mercado português.

Ler artigo completo

Main Sponsor

Electric Partners


Ecosystem Partners


Apoio Institucional