Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

O futuro da energia no atual contexto europeu em debate

O futuro da energia no atual contexto europeu em debate

A transição para as renováveis e a importância do hidrogénio verde e da energia solar na independência energética europeia estarão em debate, com especialistas internacionais, na conferência internacional Clean Energy Forum Outlook 2023, na próxima quinta-feira, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

 “O Futuro da Energia” é o mote para a discussão no evento que vai reunir, na próxima quinta-feira, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, alguns dos principais gestores e analistas europeus do setor energético. A organização é do Negócios, Sábado e CMTV, em parceria com a Galp e é transmitido em direto no site e redes sociais do Negócios.

O debate, que não será alheio à atual crise energética europeia causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, será conduzido por Pedro Pinto. Às 10h30 , o painel para discutir a  “Economia da transição energética” contará com as presenças de António Almeida, Principal advisor of Public Sector Division for Portugal of the EIB – European Investment Bank; Lee Hodder, Head of Strategy & Chief Sustainability Officer, Galp; Nelson Lage, President of the European Energy Network and ADENE e Peter Zenieski, Energy Analyst in the Energy Supply and Investment Outlook, International Energy Agency.

Nesta primeira conversa os oradores serão convidados a explicar que políticas e estratégias de financiamento europeias são necessárias para acelerar o investimento em tecnologias não poluentes e em energias renováveis.

O tema do “Hidrogénio Verde” será debatido às 11h05 num painel em que intervirão os oradores Duarte Lynce de Faria, Member of The Board of Directors at the Ports of Sines and the Algarve; Mikel Lasa, Iberia CEO of EIT – InnoEnergy and EGHAC – European Green Hydrogen Acceleration Center e Sérgio Goulart Machado, Head of Hydrogen, Galp. Entre outros tópicos, será discutida a potencial posição estratégica do porto de Sines, em Portugal, para a produção de hidrogénio verde e abastecimento europeu desta fonte energética.

Finalmente, e no contexto da necessidade que a Europa tem de cumprir as metas de descarbonização e, em simultâneo, suprir as suas necessidades energéticas imediatas, haverá um debate sobre “Energia solar”, às 11h45, com as presenças previstas de Carlos Relâncio, Head of Renewables, Galp e Wolfram Sparber, Vice President of EUREC and Head of Institute for Renewables Energy at Eurac Research. Ambos, nos cargos que ocupam, têm em comum a defesa da adoção das energias renováveis no espaço europeu. O encerramento da conferência internacional acontecerá pelas 12h25.

Main Sponsors

 

 

Município Anfitrião

Knowledge Partner