Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Tim Marshall

Autoridade líder em geopolítica e assuntos estrangeiros, Tim Marshall é o ex-editor diplomático e correspondente estrangeiro da Sky News. Conhecido por sua capacidade de identificar as causas subjacentes aos eventos mundiais, ele já relatou de mais de trinta países, incluindo 12 zonas de guerra e conflito, e publicou seis livros sobre relações internacionais. Seu quarto livro, Prisioneiros da Geografia, tornou-se um best-seller icônico do New York Times e do Sunday Times, com mais de um milhão de cópias vendidas em todo o mundo.

Em 1999, Tim foi um dos poucos jornalistas ocidentais a permanecer em Belgrado, reportando sobre a crise do Kosovo, apesar dos bombardeios da OTAN. Seu livro Shadowplay: The Overthrow of Slobodan Milosevic foi um best-seller na ex-Iugoslávia e continua a ser um dos relatos mais respeitados desse período. Nos últimos anos, ele cobriu os conflitos no Iraque, Gaza, Afeganistão, Líbia e Síria. Sua cobertura da guerra do Iraque em 2004 e seu relatório sobre os Mujahadeen em 2007 lhe renderam uma posição de finalista na categoria de Evento de Notícias da Royal Television Society.

Tim foi alvejado com chumbinho no Cairo, agredido pela polícia em Teerão, preso pela inteligência sérvia, detido em Damasco, declarado persona non grata na Croácia, atingido na cabeça com uma tábua de madeira em Londres, bombardeado pela RAF em Belgrado e exposto a gás lacrimogéneo em todo o mundo.

Apreciado pela sua capacidade única de contextualizar os assuntos atuais. Ele tem analisado extensivamente, por exemplo, como a geografia influencia o comportamento e a interação entre os estados. Em seus escritos sobre a política externa russa, por exemplo, ele discute como a planície entre o Mar Báltico e os Montes Cárpatos – a Polônia moderna – há séculos torna a Rússia vulnerável a invasões de exércitos ocidentais. Isso alimentou uma visão histórica entre os líderes russos de Bieolorrusia e Ucrânia como zonas de amortecimento entre as forças ocidentais e Moscovo, e podemos ver essa visão ressurgindo na recente invasão da Ucrânia.

Tim também utiliza seus conhecimentos sobre relações internacionais para prever futuros acontecimentos e crises, e seu trabalho cada vez mais comenta sobre a interseção entre avanços tecnológicos e desenvolvimentos políticos. Seu próximo livro, Space, explora a geopolítica do espaço. Ele destaca que, com satélites mantendo a economia mundial, metais espaciais valendo mais do que o PIB da maioria dos países, e pessoas esperadas em Marte na próxima década, o espaço dominará cada vez mais o pensamento militar. As superpotências líderes, Rússia, América e China, todas possuem comandos espaciais e estão desenvolvendo capacidades de guerra para o espaço.

Seus outros livros incluem Vale a Pena Morrer Por – O Poder e a Política das Bandeiras, Divididos – Por que Vivemos Numa Era de Muros, e O Poder da Geografia – Dez Mapas Que Revelam o Futuro do Nosso Mundo.

Tim deixa as audiências com uma compreensão mais rica das regiões em que vivemos e das relações entre elas. Ele inspira as pessoas com um sentido mais profundo de como podemos nos adaptar melhor às vicissitudes dos desenvolvimentos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos.

Voltar à Conferência

Main Sponsors

 

 

Município Anfitrião

Knowledge Partners